03/05/2014

Tragédia na praia




Mulher morre ao receber uma descarga elétrica quando foi retirar as crianças da praia.


"A turista Rosângela Biavati morreu na tarde desta segunda-feira (13/01/2014) depois de ser atingida por um raio em Guarujá, no litoral de São Paulo. Ela estava chamando o filho para ir embora da praia justamente por conta do mau tempo quando recebeu a descarga elétrica. A vítima, de 36 anos, nasceu na cidade de Dois Vizinhos, no Paraná, e vivia em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, com o marido e o filho de 11 anos. A família tinha chegado à praia às 12h e, por volta das 15h, o tempo fechou rapidamente. Segundo o marido de Rosângela, ela havia ido chamar o filho e os sobrinhos, que estavam tomando banho de mar, para ir embora. Quando ela pisou no espelho d'água, porém, foi atingida pelo raio. “O tempo começou a fechar e a gente resolveu ir embora”. Eu fui guardar as malas no carro, e as crianças ficaram na praia."


Li esta tragédia ocorrida no litoral paulista e comecei a pensar sobre a relação entre os fenômenos naturais e os terráqueos.


Gostamos de acreditar que possuímos uma proteção sobrenatural e que estamos livres de todo o mal. Raios caem em qualquer pessoa, em qualquer lugar e muitas vezes são fatais.


Não somos tão especiais quanto desconfiamos e gostaríamos. A natureza não se “importa” com nossa presença. Estamos num verdadeiro campo de batalha sujeitos a doenças e impactos dos fenômenos naturais.


Doenças nefastas afligem pessoas bondosas, justas, honestas e também as maldosas, injustas e desonestas. Não existe responsável. Terremotos destroem e tsunamis engolem milhares de vidas indiferentes a nossa presença.


Cada pessoa cria a sua explicação conforme seu conhecimento, cultura, época ou conveniência.


Existe alguma força inteligente responsável pelas catástrofes naturais ou algum castigo divino?


Todo que ocorre na natureza é controlado e determinado por alguma razão oculta? Todo evento é determinado ou apenas resultado probabilístico das interações aleatórias?


Algumas pessoas acreditam que não cai uma folha de uma árvore sem que tenha sido pré-determinado!


A realidade não é tão “fofa” quanto gostaríamos de imaginar para nos sentirmos melhores.


Se o universo funcionasse de forma consciente, justa e infalível, não teríamos tragédias, falta de chuva, inundações, secas, terremotos, tsunamis ou até um raio fulminante na cabeça de uma mãe que foi apenas buscar o filho na beira no mar, devido à chuva que se aproximava.


Não existe intervenção nas leis físicas. Não existe vontade na natureza. A natureza é cega e indiferente a nossa presença. O sol aparece e desaparece automaticamente. Indiferente ao pensamento positivo ou súplicas.















Alex Gil 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário