05/03/2016

Trabalho de Sísifo: 34 anos de INSS



Completarei 34 anos de contribuição ao INSS neste ano e não penso em me aposentar tão cedo. Não posso ter esse "luxo" de parar de trabalhar, apesar de sonhar com isso, confesso. Aposentadoria em nosso país é castigo. Algo que deveria ser considerado um prêmio depois de uma vida de trabalho. Acho que vou morrer trabalhando, uma vez que estou nessa "batida" desde os 16 anos. Tomara que eu tenha saúde, sorte e oportunidade para continuar lutando e sustentando a minha família até chegar ao túmulo.

E por falar em trabalho, aproveito a oportunidade para escrever algo da mitologia grega relacionada, mais especificamente sobre o "Trabalho de Sísifo". Essa é uma expressão popular originada da mitologia grega onde associa a todo tipo de trabalho ou situação que é interminável e inútil.

É claro que o trabalho em si não é inútil. O significado da frase "Trabalho de Sísifo" em nosso tempo, está relacionado com a ideia de que, por mais trabalho e esforço que se faça em relação a algo, os resultados são sempre infrutíferos, irrelevantes e frustrantes. Não sou tão rigoroso assim, pois através do meu trabalho, consegui o necessário para sobreviver sem luxo e uma vida satisfatória. 

Acho que nossa vida possui relação com esse mito, quando seguimos uma rotina diária repetitiva de atividades, mecanizada, obrigatória, controlada pelo relógio e obrigações todos os dias de nossa vida, sobrando pouquíssimo tempo para realizarmos aquilo que realmente nos dá prazer...

 Ainda bem que gosto do meu trabalho!



Elaborado por Alex Gil Rodrigues em 05/03/2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário