17/04/2016

Livros são como armas


Raro leitor, inicio esta publicação te chamando de raro porque, via de regra, aqui no Brasil poucos gostam de ler. Não sei se isso ocorre em outros países porque infelizmente não sou uma pessoa com sobra de recursos que me permitem viajar.

Se bem que viajar não significa adquirir cultura!

Outro dia conversando com um colega, ele me disse que ficou na Europa por seis meses e comentou que visitou a capela Sistina. Como já "viajei" por este ambiente através de livros e internet, perguntei o que ele achou das pinturas (afrescos) de Michelangelo.

Ele colocou a mão na cabeça, franziu a sobrancelha esforçando-se para lembrar algum detalhe, sorriu amarelo e disse que não reparou!

Perguntei então ele se ele chegou a entrar ou esteve apenas pelo lado de fora e ele afirmou que entrou!

- Como assim? Você entrou na Capela Sistina e não olhou para o alto?

Ele então revelou que conheceu muitos "pubs" e que não estava interessado nesse tipo de coisa e aí o assunto morreu!

Acho que não corro o risco de perder a amizade desse colega porque se ele não teve curiosidade de levantar a cabeça na capela Sistina, jamais lerá esse texto "longo"! 

Por força de meu trabalho, mantenho contato com jovens cursando a faculdade e percebi que a literatura não faz parte do mundo deles. Agora pergunte sobre cervejas e terá uma grata surpresa! 
Perceba que estou considerando jovens com curso superior e que deveriam buscar o conhecimento "inclusive" nos livros. Estranho paradoxo!

Eu consumo livros para aprender, pensar, divertir e colecionar. Livros para mim são amigos interessantes que moram em minha casa, não me aborrecem e sempre estão disponíveis para me oferecerem cultura e lazer. 

Acho que um vida sem livros é uma vida sem graça e limitada. Dizem que livros são perigosos e concordo com quem pensa dessa forma.

São perigosos porque fazem pensar e nos tornam mais críticos. Precisamos estar preparados para enfrentar pessoas que possuem a necessidade de subjugar, controlar, manipular e escravizar a nossa vida ou nossa mente. Pessoas que pensam, representam um obstáculo para esses planos de dominação.

Enfrente os tiranos, os autoritários, os opressores e os dominadores com inteligência e bons argumentos e dispare sua pólvora na cabeça e no coração desses canalhas, porque não existe arma melhor do que essa "pólvora" chamada conhecimento.

Bem meu raro leitor, termino aqui mais uma publicação banal!

Bom domingo de votação do Impeachment de Dilma a todos! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário