06/04/2016

Dando ar!


Aqui em Araras, interior de SP, existem algumas expressões que o povo fala e não entendo imediatamente.

Certo dia eu estava no Almoxarifado da empresa onde trabalho e o almoxarife falou assim:

 - Está difícil trabalhar aqui! O caminhão está dando ar!

Eu olhei para ele sem entender, levantei e investiguei o ambiente para tentar entender o que meu amigo queria dizer e vi um apenas caminhão de leite parado, enquanto descarregava.

Com boa vontade, pensei que ele queria dizer que o caminhão liberava gases pelo escapamento e isso o incomodava, porém percebi que o caminhão estava desligado!

 - "Dando ar" Paulo! Como assim?  

 - Dando ar, não está vendo? - respondeu ele levemente irritado

 - Não! Não veja e não entendo! O que significa? - perguntei curioso

- Você não sabe o que significa "dando ar"? Mas não é possível!!! - Falou um pouco mais irritado como se eu fosse obrigado a saber o que ele falava!

Foi então que ele apontou o reflexo que vinha do caminhão em direção á sua vista e finalmente captei o que ele estava querendo dizer.

 - Ah! Então era isso?! Para mim isso tem outro nome! - falei para ele

 - Não conheço por outro nome! Aqui em Araras isso se chama "dando ar"! - sentenciou com cara de sabichão.

 - Paulo, isso que você chama de "dando ar" corresponde ao reflexo do sol que incide sobre a superfície metálica do caminhão e alcança a sua pupila numa trajetória retilínea. Entendeu Juca? - disse de uma forma bem detalhada para irritá-lo.

Assim que terminei a minha explicação pedante ele me xingou e caímos na risada!

Coisas de Araras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário