23/04/2016

Janer Cristaldo foi o nosso Voltaire?





Outono de 2016. Sábado ensolarado em Araras-SP.

Nesta manhã de 23 de Abril, visitei o pequeno "Sebo do Neu" que fica na rodoviária de Araras.

Entro, desejo bom dia ao Sr. Neu e inicio meu tradicional garimpo pelas prateleiras. 

Folhear um livro é algo simples e prazeroso! 

Pego um de capa dura chamado "Sobre Heróis e Tumbas" do escritor argentino Ernesto Sábato e percebo que este título não me era estranho. Não exatamente pelo autor, mas simplesmente por seu tradutor! Aliás essa foi a primeira vez que adquiro um livro motivado apenas pelo tradutor! 

Para ter certeza de que se tratava de quem eu estava pensando, viro a capa onde está escrito o valor de R$ 8,00, folheio mais uma página e leio o seguinte: 

Círculo do Livro S.A 
Edição integral 
Título Original: "Sobre héroes y tumbas" 
By Ernesto Sábato 
Tradução: Janer Cristaldo 

Bingo! Confirmado, é este mesmo. Vou levar - pensei 

Antes de pagar, comentei com o Sr. Neu que jamais esperava encontrar esse exemplar citado diversas vezes por Janer Cristaldo em suas excelentes crônicas. 

Para quem não o conheceu, JC foi um escritor, contista, tradutor, etc. nascido em Santana do Livramento em 1947 e falecido em 2014. Escrever sobre Janer em apenas 3 linhas é falta de respeito e apesar de não me sentir capacitado escreverei minhas limitadas impressões ainda nessa publicação. 

Uma das vantagens do Sebo é que encontramos livros inesperados. 

Seria equivalente a gente entrar numa festa sem saber quem foi convidado e ser surpreendido com as pessoas presentes. 

Caso alguém tenha interesse de conhecer um pouco sobre Janer, segue uma amostra de seus escritos no final dessa publicação. 

Esse sulista possuía um humor refinado e escrevia com intensidade e habilidade. 

Ele não tinha "papas na língua" e não se importava nem um pouco com a opinião dos outros. Falava com independência e sem medo! Coisa rara hoje em dia. Precisamos comer!  
J.C escrevia muito e quase todos os dias. Manteve um excelente Blog até o final da vida com conteúdos e pontos de vistas de altíssima qualidade. Por muitos textos o invejei, confesso. Sabia utilizar as palavras como ninguém.

Um dia o escrevi sobre uma dúvida que eu possuía e surpreendentemente ele me respondeu. Ele era bem elitista e eu entendo isso agora que estou mais velho. Guardo seu e-mail resposta como lembrança. 

Cristaldo possuía fortes divergências com o Olavo de Carvalho e Reinaldo Azevedo e escrevia publicamente o que pensava sobre esses dois sem nenhuma reserva. 

Janer adorava viajar e dizia que nunca teve carro, pois preferia utilizar seu dinheiro com viagens e livros. 

Eu gostava muito de ler suas crônicas sobre suas viagens porque como eu não tinha (ainda não tenho) recursos para sair do país e então eu "viajava" junto imaginando as suas descrições sobre lugares, restaurantes, vinhos, etc. 

Janer Cristaldo não era o seu nome verdadeiro pois me lembro que um dia ele revelou numa de suas crônicas, mas também não me recordo mais...

Ele era ateu e escrevia muito coisa interessante sobre esse tema, mas detestava a militância ateísta. Possuía profundo conhecimento sobre história, filosofia, história das religiões e odiava marxistas. 

Escrevia de forma intensa com ironia e acidez. Atirava para todos os lados desde política, religião, tradições, costumes, família, etc. e não poupava ninguém.. Para ele nenhum assunto era tabu. 

Era vaidoso também e acho que exagerava quando escrevia sobre suas conquistas amorosas, mas isso é irrelevante diante das pérolas que deixou. 

Possuía grande talento em colocar apelidos em seus desafetos. Para o Lula ele o nominava como o "Supremo Apedeuta". Olavo de Carvalho era chamado de "Aiatolavo". Reinaldo Azevedo tinha o apelido mais curioso e engraçado da história: recórter tucano-papista hidrófobo. O Papa Bento XVI tinha o ótimo apelido de "Pastor Alemão" hehehe 

Eu gostava de seu estilo e de suas indicações de leitura também. Tenho várias anotadas. 

Ele morreu e deixou muita coisa escrita. Homens com essa capacidade não surgem todos os dias. 

Fico contente por ter compartilhado de seu tempo e muitas de suas ideias. 

Arrisco a dizer que Janer Cristaldo foi o nosso Voltaire moderno! 




Seguem alguns links, caso desejem conhecê-lo um pouquinho.

http://cristaldo.blogspot.com.br/2011/06/vigarice-vista-os-gigolos-do-luto-so-ha.html

http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/ressentidos.html

http://www.midiasemmascara.org/arquivos/4778-sobre-janer.html

https://www.facebook.com/janer.cristaldo?fref=ts

http://cristaldo.blogspot.com.br/2012/02/sobre-os-cabecas-de-toalha-espanta-ver.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário