11/05/2016

Tricô ou computador?



São nove horas da noite e estou aqui de volta nessa tela branca, sentado na poltrona da minha casa. Neste momento a televisão está ligada por tradição, mas parece que nem existe. O notebook se tornou a televisão moderna! As vezes coincide de nós quatro estarmos reunidos na sala, utilizando o computador simultaneamente como se cada um tivesse olhando para a sua televisão particular! Já li gente dizendo que os computadores afastam as famílias e diminuem o diálogo. Eu não concordo com esse ponto de vista. Aqui em casa conversamos na hora que temos que conversar e dedicamos nosso tempo àquilo que nos dá prazer. E não me venha com esse papo que a falta de relacionamento é devido a era digital! Acho que quando estamos perto de gente desinteressante, naturalmente perdemos a vontade de conversar, mas isso não é culpa do computador! Desculpe se penso assim, mas diante de uma pessoa sem conteúdo o silêncio é a melhor companhia. 


Voltando um pouco mais no tempo, lembra daquela senhora sendada no sofá, que ficava com as agulhas de tricô e linha atravessando o pescoço enquanto tricotava para passar o tempo? Então, compare aquele momento de lazer e coloque um notebook no lugar das agulhas daquela pessoa. Não é a mesma coisa? 

Neste momento, enquanto escrevo as minhas bobagens, a minha filha está no Skype conversando com a minha sogra e sobrinha com vídeo e imagem! E percebam que estamos a quase 500 km de distância! Isso jamais seria possível naquele tempo do tricô da vovó. E outra, naquela época, dependendo da condição social, o contato seria uma ligação telefônica bem rápida para não pagar muito ou então como alternativa a utilização daquele famigerado “orelhão” público, imundo e constantemente quebrado pelos "queridos" vândalos brasileiros! 

Além disso, esse privilégio de possuir uma linha telefônica em casa era para pouca gente. Atualmente vejo a minha filha ligando o Skype a qualquer hora, até para brincar com nossa sobrinha de "panelinha" e "fogãozinho"!!! 

Então, quem disse que a tecnologia afasta as pessoas? 

Bem, caro leitor, hoje escrevei apenas essas linhas porque vou desligar o notebook e ler um pouco. Neste final de semana comprei um livro do Alain de Botton que estou gostando muito e fico por aqui. 

Boa noite! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário