04/05/2016

Quem disse eu sou o caminho a verdade e a vida?


Suponho que em meu ambiente de trabalho todos sejam Cristãos. Eu nunca perguntei isso a eles mas considerando a média do brasileiro, tenho grandes chances de acertar. 

Religião é um assunto reservado em nosso setor e pensando bem, é melhor que seja assim, afinal, temos problemas mais urgentes para resolver durante o dia. Além disso, para a boa convivência, cada um deve manter as suas crenças em sua intimidade em nome da tolerância e principalmente da produtividade.

Eu não sei se já comentei aqui no Diário banal mas eu não tenho religião e olhando o gráfico acima, faço parte da fatia azul, onde 18% afirmam não ter religião. No passado eu falava que era católico-não-praticante para não ficar fora da massa, mas hoje não me encaixo em nenhuma religião e além disso, já estou maduro o suficiente para não me importar em fazer parte de algum grupo contra a minha vontade. E pensando bem, se queres ter um pouco de liberdade, fuja em direção oposta às massas!

Apesar de não estar inserido em nenhuma denominação, gosto de ler sobre a história das religiões para entender um pouco como funciona e o por quê essa necessidade humana.

Não dá para ignorar esse tema. Diariamente ouvimos falar de conflitos entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte, muçulmanos contra cristãos, atritos entre muçulmanos, hinduístas e budistas, atos de terrorismo em várias partes do mundo, etc. Diante disso, é impossível ignorar o fator religião na vida do bicho homem.

Acho que toda pessoa honesta e com a mente aberta deveria conhecer um pouco sobre as diferentes religiões, deuses e crenças ao longo da história. 

Hoje na hora do almoço do meu trabalho, estávamos falando sobre banalidades e perguntei aos colegas se eles sabiam à quem é atribuída a seguinte frase: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". 
Para meu engano, julguei ser uma frase bem conhecida, mas fui surpreendido.

Dois colegas me disseram que seria de Raul Seixas, outro  respondeu que não fazia a menor ideia de quem seria e apenas a estagiária meio evangélica respondeu com uma pergunta: Seria de Jesus? 

Fiquei pasmo! 

Cheguei até a brincar com os dois que responderam Raul Seixas, que se tratava de outro barbudo, mas eles não entenderam a piadinha. Teve um colega que além de não saber a resposta, deu aquele argumento típico de quem não conhece o assunto e tenta desqualificar a relevância do tema dizendo que saber isso não serve para nada. Pois é, acho que ele tem certa razão. Esse colega a propósito um dia me consultou sobre o que eu pensava se ele colocasse uma imagem de Aparecida no escritório. Eu disse a ele que não seria uma boa ideia em respeito às outras religiões. No final das contas ele esqueceu essa ideia. Ainda bem!
Eu falei para ele que saber o autor dessa frase boba realmente não serve para nada! 
Mas mesmo assim fiquei intrigado pois, como pode alguém se considerar Cristão e desconhecer totalmente a frase do maior representante de sua religião? 


Eu hein, vamos mudar de assunto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário