17/02/2015

Carnaval 2015 - Parte 1





Aqui na cidade de Araras, interior de São Paulo não tivemos carnaval. O prefeito da cidade cancelou o tradicional desfile de blocos carnavalescos patrocinados nos últimos anos devido a crise da água e porque os gastos com segurança, iluminação e subsídios para os blocos não proporcionam o retorno esperado. Sábia decisão. Parabéns ao prefeito.

Entretanto, para que a data não passasse em branco, a prefeitura instalou um palco de estrutura metálica perto do ginásio de esportes e Lago Municipal. Melhor nem tivesse feito nem esse gasto. Fracasso total. A população que não viajou ignorou totalmente o evento e tocou a vida normalmente nos supermercados, comércio, pizzarias e lanches. A vida transcorreu como um dia qualquer, porém com mais silêncio. Além do silêncio maior do que o habitual, tivemos chuvas! Melhor impossível!

Meu programa de "carnaval" foi bem simples: Passeio breve com a família nas proximidades, leitura e manutenção da casa (pintura de calhas e paredes externas). Confesso que não era o que eu tinha programado para esses 4 dias de folga, mas como meus parentes cancelaram a visita e o IPTU, IPVA, cursinho, inglês e seguro do carro já bateram à porta, aproveitei o tempo disponível para resolver pendências e fazer manutenção na casa que é mais "barato" e sensato. É o que temos para o momento, para usar uma frase corrente.

O sujeito mais jovem que ler isso deve achar horroroso alguém descrever o seu "carnaval" dessa forma tão "banal". O que posso dizer é que com o tempo (+40 anos) a gente não liga mais para isso ou acaba se conformando. A manutenção de uma vida organizada e equilibrada requer abrir mão de certas datas e eventos que a tradição impõe e você nem curte mais.

Percebo pelas imagens carnavalescas na internet e TV uma alegria estampada nas mulheres exuberantes e foliões que até parecem que vivem no primeiro mundo, sem contas para pagar, dinheiro na poupança e a vida toda organizada!




Elaborado por Alex Gil Rodrigues, o desmancha pequenos prazeres populares em 17/02/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário