08/11/2015

Quem não respeita os mortos, não merece respeito dos vivos.

Foto retirada com meu celular. A frase ficou ilegível na placa azul.
Um certo político da cidade de Barra Mansa-RJ, com sobrenome tão famoso quanto sujo, morreu recentemente e logo que a notícia se espalhou pelas redes sociais, várias manifestações de solidariedades à família foram escritas demonstrando aquilo que o bicho homem faz tão bem: a hipocrisia oportuna.

Não sou cruel, mas pelo histórico político do falecido observei muitas manifestações fingidas com a notícia. 

Quando alguém finalmente escreveu a seguinte frase na rede social: "Histórico e história nada abonadora. Morre o homem e fica a sua "história" eu não me aguentei e complementei a sua escrita "Fica sim! A sua história de péssimo exemplo". 

Pronto! Mexi em caixa de abelhas e fui considerado insensível e inoportuno pelos seus fãs! 

Dentre as várias condolências do tipo "meus sentimentos" e "Deus console a família", duas me chamaram a atenção e transcreverei exatamente como publicado:

1 - Um momento que exige de todos o respeito ao pai, ao avô e ao marido que ele foi. As opiniões políticas pessoais de cada um devem ficar reservadas para outro momento.

2 - Não juga para não ser jurgado. (Escrito dessa forma mesmo!)

Para a primeira colocação eu me lembrei de uma frase muito conhecida, gravada justamente na entrada do principal cemitério de Barra Mansa e escrevi logo abaixo do comentário nº 1:

"No cemitério de BM existe uma frase escrita na parede da antiga entrada que "quem não respeita os mortos não merece respeito dos vivos" e eu acrescento que por questão de justiça, quem também não respeita os vivos"...

Seja honesto. Uma pessoa que em sua vida não respeitou os vivos depois de morto merece aplausos e sentimentos?

Quanto a segunda colocação, nem perdi o meu tempo para comentar para não fomentar polêmicas, mas aqui o faço. Aliás, eu sei de onde essa pessoa retirou esse pensamento. Está na Bíblia em Lucas e Mateus:

Lucas 6:37 Não julgueis e não sereis julgados...
Mateus 7:1 Não julgueis, para que não sejais julgados...

A palavra "julgar" pode ser definida de várias formas bem simples e vou me ater em apenas duas para explicar o meu raciocínio:

1 - Tomar decisão, deliberar na qualidade de juiz ou árbitro (um processo por exemplo)
2 - Formar um conceito, emitir parecer, opinião sobre (alguém ou algo)

Viram a diferença? Não sou juiz mas a segunda definição me dá o direito de julgar. A propósito, julgamos desde o momento que acordamos até à cama. Tomamos decisões o dia inteiro através de julgamentos. Julgamos até o pão que compramos na padaria, porque não julgaria uma pessoa?

Bem, fico por aqui e se alguém tiver curiosidade de assistir a Parte 1 do famoso vídeo de Cidinha Campos onde ela fez um discurso corajoso na ALERJ denunciando corrupção e outras coisas contra o então falecido, que na ocasião auto indicou para uma vaga no Tribunal de Contas do RJ, já adianto que é imperdível e histórico.





Elaborado por Alex Gil Rodrigues em 08/11/2015. Em tempo, apaguei o que escrevi na rede social para evitar problemas. Tenho medo de gente "sensível" demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário