23/11/2015

Criação de Adão


Caro leitor, gostaria que você observasse atentamente a imagem acima.

O que você pensa quando vê essa imagem e qual foi a primeira vez que viu essa pintura?

Bem amigo (a), estou fazendo essas perguntinhas mas na verdade não estou interessado nas suas respostas. Na boa!

Estou apenas provocando sua curiosidade sobre essa obra. Eu tenho certeza que você possui tal imagem gravada em seu cérebro.

Provavelmente você nem saiba quem a pintou, em que ano ou onde está exposta. Sem problemas.

Talvez depois dessa publicação no Blog Banal até desperte alguma curiosidade em saber algo mais.

Agora eu te pergunto também: Porque antes dessa pergunta você não teve nenhuma curiosidade de querer saber do que se trata essa imagem?

Talvez não tenha sido estimulado, ou faltou curiosidade. Tenho certeza que não foi por falta de oportunidade, porque a internet é repleta de conhecimento disponível na ponta dos dedos e no conforto de sua casa.

Bem, chega de conversa e vamos conhecer algumas informações básicas dessa imagem.

Essa famosa pintura é de Michelangelo Buonarotti (1475-1564) e encontra-se no teto da Capela Sistina que fica na cidade-estado do Vaticano e mede 2,80 m x 5,70 m.

A arquitetura dessa capela também foi baseada no Tempo de Salomão, assim como aquela réplica que o Edir Macedo, construiu no Brás em São Paulo.

A Capela Sistina é o local atual onde se escolhe o Papa. O nome Sistina foi dado em homenagem a um Papa chamado Sisto IV, que restaurou a antiga capela lá por volta de 1477 a 1480.

O teto possui muitos afrescos de variados temas baseados nas histórias da Bíblia e doutrina católica. Eu não sabia o que significava o termo "afresco" porque não sou do ramo e para facilitar a compreensão também pesquisei que se trata de um método de pintura aplicada sobre um revestimento (parede ou teto) de gesso ainda fresco.

Essa pintura chamada "Criação de Adão" é a mais famosa do teto, sendo um ícone igualado somente pela Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Por ano, 5 milhões de pessoas visitam a capela Sistina! Só para relembrar uma publicação que escrevi sobre o título: "Basílica de Aparecida x Templo de Salomão x Pirâmides do Egito" e compararmos:

"Nem todos sabem, mas Aparecida em São Paulo, é a cidade brasileira que mais recebe visitantes, mais até que o Rio de Janeiro. A 160Km da capital paulista, a cidade do interior recebeu 12 milhões de visitantes em 2013, contra 5,6 milhões da Cidade Maravilhosa".

O teto da Capela Sistina mede 40,93 m x 13.41 m e possui 20,70 m de altura.

Há informações de que Michelangelo nem queria fazer esse serviço porque sua especialidade era escultura e também porque ele não se dava bem com o papa Júlio II que o contratou.

Agora, caro leitor, imagine em que condições de trabalho essa pintura foi feita. Sem técnico de segurança, fita zebrada, permissão de trabalho assinado por um monte de gente, óculos de segurança, capacete...

Certamente andaimes foram montados para se alcançar o teto e permitir Michelangelo dar as suas precisas pinceladas e deve ter sido barra pesada pintar naquelas condições!

Imagine Michelangelo em cima de andaimes à quase 20 metros de altura, equivalente a altura de um prédio de 6 andares, com a tela sobre a cabeça, que só provavelmente permite duas alternativas: ficar com um torcicolo ou trabalhar deitado com risco de cair tinta no olho!

Eu já pintei o teto de minha casa e sei o que é sentir a tinta viajar em direção ao olho e queimar!!! Então, foi nessas condições, como um empregado chinês, que esse gênio produziu sua obra prima para a humanidade.

Bem gente, fico por aqui.

Esse tema é muito abrangente e pretendo escrever mais sobre ele oportunamente.

Por hoje é só! Preciso dormir!

Abraços

Elaborado por Alex Gil Rodrigues em 23/11/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário