08/05/2020

Página 04 - Meu livro: Memórias de Zara Crotone


Uma recepcionista com rosto andrógino, mãos compridas e olhar imponente, dispara a primeira pergunta de forma robotizada:

- Boa noite senhor! Para que possa ser atendido com todo o conforto e eficiência no Hospital Santa Ágata, necessito que me forneça, por gentileza, seus dados para iniciarmos o cadastro. 

- É a primeira consulta, senhor? – emendou.

- Sim. É a primeira vez que entro aqui. - respondi

- E qual o seu nome e data de nascimento? – disse olhando para o monitor

- Eu me chamo Zara Crotone e nasci em 15/10/1944 

- E o nome de sua esposa e data de nascimento? – pergunta logo após digitar.

- Alice Salomé em 12/02/1949. - respondi 

- Muito bem, agora necessito que o senhor me forneça o cartão do convênio da paciente. 

Fiquei embaraçado e em silêncio por alguns instantes olhando para o chão na tentativa de buscar uma resposta, mas não sabia o que falar. 

- Senhor! Eu preciso do cartão do convênio. Poderia me passar por gentileza? – Perguntou novamente, demonstrando impaciência.

Suspirei, aproximei-me do seu rosto e respondi bem baixinho para que as outras pessoas presentes não ouvissem:

- Lamento informar senhorita, mas infelizmente não temos plano de saúde.

- O SENHOR NÃO POSSUI CONVÊNIO? – pergunta a moça num tom alto o suficiente para a sala inteira ouvir.

Olho em volta e percebo todos os olhares em minha direção. Fico envergonhado e novamente me aproximo e quase sussurro: 

- Infelizmente não tenho condições de pagar um plano de saúde na minha idade, mas se... 

– mal terminei a frase e fui interrompido.

- Neste caso senhor – ela fala alto novamente - necessitaremos de uma folha de cheque assinada para continuarmos com os procedimentos. O senhor é correntista de qual banco?

- Infelizmente, há muito tempo não possuo talão de cheques. Sou aposentado e recebo minha renda através da conta salário – respondi.

- Neste caso senhor, não será possível a internação da paciente. O senhor possui algum filho ou parente que possa garantir os recursos necessários? Se precisar, pode usar este telefone. – apontou gentilmente o telefone que estava do seu lado, demonstrando solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário