22/06/2016

Fígado gordo. Só me faltava essa!



Na virada deste ano, ao invés de relacionar os desejos para o ano novo como faz a maioria das pessoas, resolvi fazer diferente e registrei aqui no diário banal as coisas que eu jamais faria no ano novo que se iniciava.

Pois bem, chegamos na metade deste ano e confesso que resolvi quebrar uma das "promessas", mas por uma boa razão. 

Tudo começou quando eu percebi uma dor de cabeça constante e que mesmo tomando dipirona sódica a dor não passava!

Resolvi procurar um médico, que após analisar o exame de sangue constatou que estou com o fígado gordo. Eu nem sabia que o fígado engordava! O nome técnico dessa condição é esteatose hepática. Nada grave, desde que se cuide. 

Diante disso, para que as minhas bilirrubinas retornem aos níveis aceitáveis e o meu fígado fique magrinho, tenho que fazer apenas duas coisas: dieta e exercícios. 

Confesso que eu estava sem fazer exercícios desde dezembro e passei a comer de tudo que sentia vontade e... engordei!

Eu até poderia caminhar à noite e andar de bicicleta nos finais de semanas, mas com esse frio intenso não dá né!

Bem, para resolver esse impasse, fui até uma boa academia da cidade, matriculei-me e estou frequentando todas as noites. Estou conseguindo! Quando coloco algo na minha cabeça ninguém tira. Sou teimoso até comigo. Chego lá com frio e saio pingando de suor!

Paralelo a isso, elaborei um pacote completo de "sofrimento" eliminando pão, massas, refrigerante, fritura e gordura. O benefício é que após uma semana com este propósito não senti mais nenhuma dor de cabeça. 

Além disso , estou tomando também o tal óleo de cártamo que o farmacêutico disse que ajuda, mas não tenho tanta certeza assim de seu efeito. Esse pessoal fala qualquer coisa para vender... Informei-me que é um óleo parecido com o azeite de oliva, parente do girassol...acho que não vai fazer mal. Espero!

Para ajudar a quebrar o meu hábito alimentar, assisti vários vídeos no YouTube para fazer-me uma auto lavagem cerebral sobre saúde, nutrição e emagrecimento e me deparei com um tal de Lair Ribeiro. Pense num sujeito falastrão, bom de mídia e marqueteiro. Então esse é o cara. Ele se apresenta como cardiologista e nutrólogo, mas lembra muito aquele pastor Silas Malafaia. Ele tem toda a pinta de um pastor! Ele diz também já escreveu mais de 200 livros, lecionou nos Estados Unidos, mestre disso, daquilo, com vários diplomas, blá blá blá... nunca vi tanta auto promoção!

Então, o cara é xarope, mas apesar disso falou algumas coisas interessantes sobre o veneno que é o refrigerante, o adoçante, o óleo de canola e até a água de garrafa! 

Apesar desse perfil duvidoso, gostei demais de uma frase que ele disse e compartilharei, pois achei achei bem pertinente:

"Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença."

Nesse ponto ele tem razão!

Bem visitante, fico por aqui e segue o link dos desejos de final de ano que mencionei no início dessa publicação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário