25/10/2015

Bolas de sabão



Estou aqui no Blog Banal como habitual, pensando em algumas bobagens e pior do que isso, registrando tudo.

Talvez quando eu envelhecer (se eu envelhecer) e ler tudo isso novamente, me acharei tolo por esses pensamentos, pois já tive essa experiência recentemente com umas coisas que escrevi na minha juventude e não me reconheci. 


Provavelmente a história se repetirá, mas não me preocuparei. A minha vida logo será esquecida e isso será apenas alguns registros de um "pó" que tomou consciência por uns tempos e escreveu suas bobagens em público.

Não será por essa rápida e fugaz passagem do tempo que me furtarei de escrever o que penso hoje, porque isso representa tudo que percebo neste momento e só por isso não deveria me envergonhar.

Com o tempo, é lógico que mudaremos nossa forma de interpretar o mundo. Trata-se de um processo natural.

Hoje deu vontade de escrever sobre aquelas pessoas que a gente convive às vezes por um longo tempo e mesmo assim não conseguimos estabelecer nenhum intercâmbio de conhecimento, pois nada falam e nada acrescentam. São como bolas de sabão sem nenhum conteúdo. 

Não confundir essa denominação que inventei agora com aquelas pessoas silenciosas, pois dessas eu tenho até prazer na convivência, pois gente barulhenta enche o saco e tira a paz.


Apenas não curto gente que nada acrescenta e gosta de ficar na sombra o tempo todo.
 

Se isso é um preconceito de minha parte, tudo bem também, pois não ligo para essas convenções sociais.

E olha que nem estou sendo exigente, esperando que as pessoas argumentem sobre temas complexos ou sofisticados. Não é sobre isso que falo. Estou comentando apenas sobre temas banais que surgem no dia-dia onde qualquer pessoa que tenha boa vontade para conversar, consegue azeitar a relação de forma natural, compartilhar ideias ou simplesmente manter a manutenção da convivência social.

Mudando um pouco o assunto mas sem sair do contexto, essa publicação não tem nenhuma relação com as pobres interações do Facebook. Que fique bem claro que não estou utilizando esse espaço para reclamar do silêncio, falta de comentários ou coisas do gênero relacionados ao Facebook. Nada disso. Esse tipo de interação na rede já estou vacinado pois sei que lá a relação é superficial e já entendi como funciona o seu mecanismo. 


Não é dessas pessoas que me queixo. Frequento a rede social para me distrair, mas não espero nada de volta, muito menos "curtidas". Afinal, ninguém tem a obrigação de "curtir" ou comentar as publicações. No início não pensava assim mas com o amadurecimento não ligo mais sobre essas questões menores.
Não comentar ou curtir é um direito que todos possuem como exercício de liberdade. 

E já que falei sobre isso, se a gente escrevesse tudo que pensa na publicação do "amigo" em público, iria aborrecê-lo e perderia o "amigo", porque para sobreviver nesse ambiente, considere a necessidade de ser neutro ou hipócrita.

Iniciei essa publicação para falar sobre outro tipo de perfil, lembra da denominação "bola de sabão"? Então, vamos retomar. Escrevo dessas pessoas de carne e osso que nós encontramos no ambiente do trabalho, na escola, na rua, na loja, na vizinhança, numa sala de espera ou em qualquer lugar. Sabe aquele tipo que quando você fala alguma coisa e a pessoa sempre balança a cabeça concordando com você, nunca diz nada e jamais acrescenta um ponto de vista, por mais simples que seja, se comportando como um autêntico zero à esquerda, neutro, sem tempero ou em cima do muro? Então, esse texto é dedicado a essa pessoa.


Sabe aquela situação em que você conversa, expõe ou transmite algum assunto nada comprometedor ou invasivo e você fica esperando algum retorno e não recebe nada de volta? Então, é desse tipo que estou falando novamente.


E por que ocorre esse tipo de reação? Pensei um pouquinho e relacionei algumas considerações banais ao estilo brainstorm para tentar entender essa implicância que você só encontra aqui no Blog Banal e nas pessoas mais velhas 
.
Aqui, nobre leitor, você não ganha nada e ainda perde o seu tempo.

Vamos a minha pequena lista elaborada num intervalo entre algumas goladas de café, em aproximadamente 10 minutos, sobre os comportamentos dos "bolas de sabão": 

- Timidez

- Perfil introspectivo
- Pessoa sem conteúdo
- Falta de afinidade
- Pessoa depressiva
- Pessoa desinteressada
- Diferença de nível intelectual
- Pessoa preconceituosa
- Pessoa que não gosta de gente
- Mau hálito  
- Falta de conteúdo
- Pessoa chata demais
- Empatia
- Complexo de inferioridade
- Superioridade
- Se for mulher, manter distância para evitar aproximação.

Bem, a lista não se encerra por aqui, mas para o meu ensaio banal já está de bom tamanho, para não encher o saco de quem conseguiu ler até aqui.

Como contraponto, vou comentar o lado oposto que também é detestável. Trata-se daquele tipo que fala demais e por não controlar a sua tagarelice, só fala besteira e também sem conteúdo.

Já as pessoas que quase não falam, parece que utilizam o silêncio intencional como estratégia para compensar sua limitação verbal e falta  de conteúdo mesmo.

Bem, acho que já falei demais e espero com isso não pertencer àquele grupo que fala muito e não diz nada e revelar porque agem dessa forma... É porque descobriram que "permanecendo em silêncio, até o idiota se passa por sábio".


Bem, essa era a implicância tola de hoje! 


Elaborado por Alex Gil Rodrigues em 25/10/2015. Espero não arrepender desse texto antes de envelhecer! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário