03/06/2015

Nestlé Barra Mansa




Essa foto é uma viagem ao passado.

Eu quando era menino, passava pela calçada dessa fábrica, parava no portão e ficava olhando aí para dentro, exatamente nessa área que aparece na foto. É claro que o cavalo não é de minha época, bem eu acho.

Eu ficava admirando as pessoas com uniforme branco, botas brancas e “quepe” igual soldado. Olhava isso e pensava: Quando crescer vou trabalhar aí dentro. 

Ali onde está encostado este caminhão era a Recepção de Leite com seu teto em formato de abóboda. Um pouco à direita, em frente ao cavalo era a janela do Laboratório. Logo atrás, se vê as duas chaminés das Caldeiras, sendo uma de tijolinho e outra de metal. Aquela construção lá no alto do morro era o tratamento de água do SAAE.

Quando completei 19 anos consegui realizar esse sonho e comecei a trabalhar nessa fábrica. 

Tive a missão de ser o último colaborador dessa fábrica, mas não conto isso com orgulho! 

Não foi fácil ser o último a apagar a luz do Escritório Técnico até chegar ao ponto de não ter mais ninguém para me despedir... 

Todos meus colegas e amigos foram partindo aos poucos até que me vi só, ocupando uma sala, sem nenhum “colaborador” para falar “até amanhã”...Tudo desligado. Desértico. 

Andava pelos corredores e o silêncio gritava nos meus ouvidos. 

O último dia foi o mais difícil. Desci os dois lances de escada, caminhei pelo corredor e parei perto da portaria para a última olhada. 

Foram momentos de muita tristeza observar essa mesma área que vemos nessa foto. Senti um nó na garganta e parti definitivamente, deixando para trás e para sempre a segunda fábrica Nestlé no Brasil, minha primeira escola profissional, a minha segunda casa, meus amigos e 24 anos de história. 

O resto dessa história, contarei oportunamente no meu Blog Banal. 

Vida que segue. 



Elaborado por Alex Gil Rodrigues. 


2 comentários:

  1. amigo, a nivel de curiosidade, quando é que a sede foi desativada?

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriel! A fábrica encerrou as atividades em outubro de 2007, mas eu fiquei trabalhando até janeiro de 2009 para cuidar das operações de fechamento. Obrigado pela visita no Blog.

    ResponderExcluir