26/10/2014

A ciência salva da ignorância

O vídeo abaixo serve para divertir e principalmente relembrar a vantagem do conhecimento científico para interpretar o mundo.

Antigamente, quando a ciência ainda engatinhava, a interpretação do "fenômeno" abaixo seria dado de acordo com a intuição ou intenção do observador. 

Tenho certeza que hoje ainda, muita gente depois de assistir esse vídeo, logo imaginará alguma explicação simplória, fantástica ou sobrenatural.

Por isso meu apreço ao saudoso Carl Sagan onde, em seu fantástico livro: O Mundo Assombrado pelos Demônios, lançado em 1997, apresentava o método científico aos leigos e encorajava a pensar de forma crítica e cética.

Outro dia falo mais sobre Carl Sagan, pois este merece uma publicação exclusiva.



Veja a explicação da bióloga Karlla Patícia, através do link abaixo, isto é, se você for curioso o suficiente para obter uma explicação científica ou ignorar e preferir acreditar que essa movimentação de perninhas são manifestações de algum ser maligno, montagem ou sei lá o quê! 

Aliás, se você pensar que esse vídeo se trata de uma montagem, não te critico, pois sua atitude de desconfiar de tudo que vê é mais digna do que criar uma explicação sobrenatural ou absurda. Quando você desconfia, você duvida. E se você duvida, você não será uma presa fácil para ser manipulado (a).

http://diariodebiologia.com/2014/06/pernas-de-ras-mortas-dancam-com-uma-pitada-de-sal/#.VE0dx_nF9GM

( Foto adicionada para ser visualizada via celular pois Blog apenas com vídeo não aparece. )


Elaborado pelo cético Alex Gil Rodrigues em 26/10/2014, exatamente no dia da eleição para presidente da república cujos candidatos disputando o segundo turno são Aécio e Dilma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário