05/12/2015

Quase sempre o ser humano é disfarce, mentira e hipocrisia



Após assistir esse pequeno vídeo de 2 minutos, deu vontade de escrever sobre um comportamento reprovável e necessário para a convivência entre os bípedes: a mentira e a hipocrisia. 

Seja bem-vindo no Blog Banal, um lugar onde não se você ganha nada e ainda por cima perde o seu tempo.

Para convivermos em sociedade, não podemos dizer a verdade o tempo todo, porque a sinceridade fere e afasta o outro. 

Já ouvi gente dizer que detesta a hipocrisia! Ora meu amigo, isso equivale dizer que é preferível ser um rico com dinheiro do que um pobre doente.

A questão não é gostar ou detestar. Ninguém gosta de ser enganado e o problema central não é esse. Algumas mentiras, infelizmente, são necessárias para a manutenção da relação conforme dito inicialmente.

Para exemplificar esse pensamento, segue uma história que certamente ocorre em muitos lugares. 

Imagine que você seja uma pessoa silenciosa, que ouve suas músicas num volume apreciável, possui um tom de voz educado e procura não fazer barulho para não incomodar ninguém. Entretanto, você, como a maioria das pessoas, mora bem próximo de seu vizinho hipotético cujos habitantes falam aos berros, gritam uns com os outros, xingam, brigam excessivamente, batem as portas e adoram ouvir músicas com o volume mais alto do que o normal. 

No dia seguinte, você está em frente à sua casa, varrendo as folhas de uma árvore plantada em sua calçada, enquanto o seu vizinho caminha em sua direção e pára para cumprimentá-lo. 

Assim que você percebe a aproximação, sente uma tristeza e lembra imediatamente o modo de vida de seu vizinho que tira a sua paz e incomoda muito. Sua vontade é de fechar a cara e nem cumprimentá-lo. Mas não há como escapar! Ele está ali do seu lado sorrindo como se fosse uma boa pessoa, fala bom dia e pergunta como você está!

Nesse momento você possui duas opções: Fala a verdade e rompe a relação ou coloca a máscara de bom vizinho, respondendo-lhe bom dia e diz que está tudo bem, graças a Deus! 

Você pode até pensar que existe uma terceira opção não considerada que seria chamar o querido vizinho para uma conversa e reclamar dos berros, gritos, xingamentos, das portas batidas e do volume das músicas, mas você não acredita mais em milagres e nem mesmo no poder da transformação súbita das pessoas sem educação.

Então, não tendo outra saída, a vida segue e a hipocrisia o acompanha para o resto de sua vida.

E assim termino mais um texto banal em 05/12/2015. Ótimo sábado a todos e a sorte de possuir de excelentes vizinhos!
Obs: Juro que os meus vizinhos são educados e essa história inventada quase não acontece por aí  .

# O título foi alterado por sugestão de meu amigo L.Vallejo. Anteriormente iniciava assim: "Algumas vezes o ser humano é disfarce, mentira e hipocrisia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário