12/11/2014

Uhu! Pousamos num cometa.


Caro visitante do Blog Banal, hoje 12/11/2014, enquanto eu "batia" meu ponto às 12:35 h para retornar do almoço na empresa onde batalho e ganho o frango nosso de cada domingo, acontecia algo inédito a 460 milhões de km de distância da Terra.

Foi um dia muito especial para a história da exploração espacial e gostaria de compartilhar com vocês. Pela primeira vez na história, um objeto construído pelo Homo Sapiens, realiza uma aterrissagem em um cometa, chamado 67P. 

Pesquisei que não foi fácil chegar lá e por isso a sonda "Rosetta", passou por um caminho longo e tortuoso. Uma jornada de 6 bilhões de quilômetros para pousar num cometa que viajava a 55 mil km por hora! 

Não é pouca coisa não gente e como disse um cientista responsável pela missão:

 - É como pousar uma mosca numa bala disparada por uma arma.

Um desafio e tanto! 

E tem gente que acha que acordar cedo é o grande desafio de sua vida!

Quem me acompanha pelo Blog sabe que adoro assuntos relacionados a exploração espacial. Influência que recebi do saudoso astrônomo Carl Sagan através de seu livro e programa chamado "Cosmos". 

Tenho certeza que esse assunto mereceu menos atenção do que a última partida do Corinthians, mas já nem ligo mais para isso. 

Só para perceberem a complexidade dessa operação, essa sonda foi lançada em 2004 quando eu morava ainda em Barra Mansa, ou seja há dez anos!

Se minha querida vó estivesse aqui logo emendaria, para que isso se existe tanta gente passando fome? 

Vovó! Eu responderia para você (eu chamava a minha querida vovó de você), o bicho homem é um explorador nato, desde o início. 

Somos naturalmente insatisfeitos e sempre procuramos novos horizontes. Foi assim que abandonamos a caverna e hoje conversamos com as pessoas do outro lado do planeta com imagem e som. Foi assim que pisamos na lua. Foi assim que colocamos um robô em Marte e foi assim que estamos construindo uma estação espacial e inventamos o iogurte Grego!

Bem, para fechar com chave de ouro esse importante dia para a humanidade, seguem mais alguns dados banais:

Nome do cometa: 67P/Churyumov-Gerasimenko

Diâmetro do núcleo: 4 km
Período de orbitação: 6,6 anos
Mínima distância com o Sol: 186 milhões de km
Máxima distância com o Sol: 857 milhões de km
Trajetória: Viaja entre as órbitas da Terra e de Júpiter
Distância de 460 milhões de quilômetros da Terra
A sonda recebeu este nome em homenagem à Pedra da Rosetta, que após sua descoberta em 1799 auxiliou no entendimento dos hieróglifos egípcios.
O módulo pousador é batizado com o nome da ilha de Philae, no rio Nilo, onde foi descoberto um obelisco que também contribuiu para decifrar os hieróglifos de Rosetta.
CAPEX: 4 bilhões de reais

Imagem feita pelo robô Philae em sua aproximação do cometa (Foto: Agência Espacial Europeia)

Boa noite e até a próxima notícia banal.

Elaborado por Alex Gil Rodrigues em 12/11/2014 já imaginando como será o futuro da humanidade abandonando gradativamente o planeta Terra, totalmente destruído e contaminado para explorar o espaço, em busca de melhores condições de vida, como sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário