06/01/2016

Um dose de ceticismo por favor!


Outro dia alguém me disse que eu era muito cético e me olhou com uma cara como seu eu tivesse uma doença!

Eu olhei para a pessoa e pensei:

- Será que ela sabe mesmo a vantagem de termos uma postura cética com relação ao mundo e as pessoas?

Eu mesmo respondo: Não!


Muita gente pratica o ceticismo no dia-dia, mesmo que inconscientemente.

Veja a seguir um trecho do texto de Carl Sagan sobre esse tema e caso se interesse pelo restante, colocarei um link no final, mas adianto que o link é um texto longo e não recomendado para quem está acostumado com charges. 


Depois que ler, tenho certeza de que enxergará um cético com mais compreensão.


O que é ceticismo? Não é nada muito esotérico. Nós o encontramos todos os dias. Quando compramos um carro usado, se formos minimamente inteligentes, nós exercitaremos pelo menos um mínimo de atitudes céticas — se nossa formação escolar tiver deixado alguma coisa. Você pode dizer “este sujeito parece honesto. Eu vou acreditar em tudo que ele disser”. Ou você pode dizer “bem, eu ouvi dizer que às vezes acontecem pequenas fraudes na venda de um carro usado, talvez sem o conhecimento do vendedor”, e aí você faz alguma coisa. Você chuta os pneus, abre as portas, olha sob o capô (você pode fazer tudo isso mesmo se não souber o que deveria estar sob o capô, ou pode trazer um amigo com queda para mecânica). Você sabe que algum ceticismo é necessário, e você entende por quê. É desagradável que você talvez tenha que discordar do vendedor ou lhe fazer perguntas que ele não queira responder. Há ao menos um pequeno grau de confronto interpessoal envolvido na compra de um carro usado e ninguém diz que isso seja especialmente agradável. Mas há uma razão boa para ela — porque quem não usar um mínimo de ceticismo, quem tem uma credulidade absolutamente irrestrita, provavelmente pagará algum preço por isso. Então se arrependerá por não ter feito um pequeno investimento em ceticismo.

Mas você não precisa passar quatro anos em um curso superior para entender isso. Todo mundo sabe disso. O problema é que carros usados são uma coisa, e comerciais de televisão ou pronunciamentos de presidentes e líderes de partidos são outra bem diferente. Nós somos céticos em algumas áreas, mas infelizmente não em outras.


Trecho do texto: O ônus do ceticismo. Autor: Carl Sagan.


Segue o link do texto integral caso se interesse.


h
ttps://ateus.net/artigos/ceticismo/o-onus-do-ceticismo/



Nenhum comentário:

Postar um comentário