17/02/2015

Carnaval 2015 - Parte 2


Ainda dentro do tema Carnaval, neste sábado 14/02 eu estava num supermercado e ouvia as atendentes do caixa conversarem animadamente. O tema era carnaval, lógico. Logo percebi a empolgação pelo tom de voz mais alto do que o normal.
Enquanto uma dizia que estava ansiosa para chegar a noite para pular o carnaval em outra cidade a outra menina, toda feliz, dizia que faltava pouco para também se "acabar" nesse carnaval. Elas estavam tão extasiadas que devem ter falado a palavra carnaval umas dezoito vezes em poucos minutos! A menina que empacotava as compras também estava empolgadíssima com o evento e disse que ia beber e beijar muito na boca!

Não quero ser hipócrita pois já gostei de carnaval e nem quero bancar aquele neófito que já aprontou boa parte da vida e que depois de "convertido" virou "santo" e vive condenando justamente aquilo que praticava, como se ele fosse a "medida de todas as coisas", estamos entendidos?

Mas hoje enxergo a vida de outra forma. Acho que estou bancando o chato desmancha prazeres. Tudo bem se você curte mas não é disso que estou falando. É que estas festas populares tipo micareta, carnaval e afins às vezes funcionam como uma bebida que faz o povo "esquecer" de sua miséria por pouco tempo e viver em função dessa "alegria passageira". A maioria da população é manipulada e nem percebe. Você tem todo o direito de ser feliz do jeito que achar melhor. A vida é sua, mas não reclame da vida depois.

Se a pessoa não direcionar seus recursos e energias para algo mais importante, consistente e duradouro, o seu destino para os próximos anos ou o resto da vida será a "caixa registradora" ou algo similar. Ou a eterna espera do próximo feriado. É até chato dar esse exemplo e estou até pouco a vontade de citar isso, mas eu tinha que exemplificar um caso. Poderia ser qualquer outro. Nada contra essa profissão. Muita gente não tem outra opção e trabalha honestamente para levar o seu sustento nessa função. Não estou querendo ser elitista e minha origem não me deixa esquecer o que sou. Tenho certeza também que muita gente está nessa porque não tem outra opção... Mas quem está nessa luta sabe disso. A coisa não é fácil e todos tem vontade de sair desse corredor popular que não leva a lugar nenhum.

Eu sei que é duro isso que acabei de escrever, tem assunto que é chato mesmo e a vida não é feita somente de temas "fofinhos" e coloridos... Se a pessoa não acordar e se preparar para um futuro melhor, vai ficar contando os dias para o próximo feriado de Carnaval, Páscoa, Tiradentes, Natal... até o túmulo. 

É isso o que você quer para a sua vida? Claro que não, você merece algo melhor.

Ah! Antes que eu me esqueça, já existem ovos de páscoa pendurados no Walmart daqui da cidade em pleno carnaval! 


Elaborado por Alex Gil Rodrigues em 17/02/2015

Um comentário: