21/03/2015

Nascer, viver e morrer


Cada pessoa interpreta a morte de uma forma e quase ninguém aceita esse evento de forma natural. Morrer faz parte do processo da vida e todo mundo sabe disso. Saber é uma coisa, aceitar é outra. 

Com a morte não existe negociação. Ela é fatal e implacável. Não poupa ninguém. Nem o rico, nem o pobre. Nem o feio e nem o bonito. Nem o trabalhador e nem o vagabundo. Nem a criança e nem o adulto. É democrática, intrusa, impiedosa e indiferente! 

A maioria vive fazendo de conta que ela não existe e isso é compreensível, pois lembrar disso o tempo todo seria insuportável. Esquecemos de propósito e vamos vivendo... 
Nascer foi uma contingência mas morrer é uma necessidade, aceitando ou não. 
A morte do desconhecido se "aceita" com mais "facilidade".

Quando eu era bem mais jovem não pensava na morte e hoje já olho até obituário no jornal da cidade para saber com que idade as pessoas normalmente morrem...(curiosidade matemática, se é que me entendem).:)  

Esse "evento natural" era uma coisa distante e "acontecia" apenas com os outros, até que perdi o meu pai aos 14 anos e fui apresentado à dona morte.

Eu sei que nunca mais vou ver meu pai, já me acostumei com essa realidade, mas conheço muita gente que acredita numa segunda chance ou continuidade da vida de outra "forma". Eu não tenho essa esperança, mas também não quero convencer ninguém a pensar como eu penso. Não tenho essa pretensão de ser "dono" da verdade e nem essa necessidade de lutar por essa causa. 

Acho que o "culpado" do homem não aceitar o seu destino é a paixão. O bicho homem é tão apaixonado pela vida, mas tão apaixonado que ele não aceita a morte como o fim de tudo. E o que normalmente esse ser inteligente faz para "aceitar" esse destino? Cria-se uma continuação da vida, de qualquer forma, depois da morte, para se sentir melhor e "aceitar" o fim... É uma "recompensa" criada para aceitar o "fardo" de viver e morrer. 

Nesse ínterim, a imaginação humana não tem limites e cada um escolhe o seu melhor conforto. Geralmente essa forma de ver o mundo é oferecida pelas religiões ou filosofias estabelecidas. Pesquisei que existem diversas interpretações e "convicções" para atender essas necessidades.

Não serve de consolo o que vou escrever porque a paixão costuma ser maior do que a razão, mas a morte, apesar de tudo, permite vencermos a tirania do tempo e livrar-nos de todas as inquietações para sempreeeeeeeeeeeeeee!!!

Bem, se alguém tiver interesse de saber que existem outras  interpretações diferentes das suas, segue um link. 


http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/comportamento/ult561u51.shtml



Elaborado por Alex Gil Rodrigues em 21/03/2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário