12/07/2014

Um pouco de ironia sobre as redes sociais.

Antigamente a comunicação entre as pessoas era bem mais difícil, demorada e não existiam redes sociais. Atualmente a tecnologia aproximou as pessoas e somos mais felizes! hehehe.


Eu disse aproximou? Não é bem assim. Na melhor das hipóteses vamos combinar que isso facilitou o contato, a divulgação de notícias, pensamentos, recados, felicitações, fotos, crenças, vaidades, etc.                                                                       



Este será o tema de hoje! Vou escrever livremente sobre relações virtuais, num prato bem raso e com uma pitada de ironia para temperar nossa conversa, ou melhor, nosso monólogo! Comecei bem! hehehe

Hoje o mundo está tão veloz e descartável que as amizades virtuais iniciam e terminam sem conversa, sem um "oi" ou qualquer outra palavra. É só clicar "aceitar a amizade" ou a opção "desfazer a amizade” na rede social e pronto. Às vezes termina da mesma forma gelada que foi iniciada. Num clique, simples assim."

Milagres do mundo moderno!

A propósito, neste mundo moderninho ninguém mais esquece o aniversário do amigo, pois temos um robô que avisa que o meu amigo nasceu naquele dia e todos educadamente registram as seguintes palavras: Parabéns, saúde e sucesso. Ou então: Felicidades, saúde e sucesso. Ou para ficar diferente: Parabéns, felicidades e sucesso.

Agora uma pausa na digitação das palavras e pensar: Porquê eu quero escrever sobre esse tema e correr o risco desnecessário de apresentar um texto polêmico e alguém interpretar errado e se ofender?

Bem, o que eu posso dizer sobre isso? A primeira é que não devo me preocupar. Quem fala ou escreve o que pensa, se expõe e está sujeito a avaliações e reprovações. É a regra de qualquer relação e se quero agradar a todos, nem ficando em silêncio conseguirei.

Qualquer um possui o direito de não gostar ou discordar o que escrevo e nem ler também, afinal somos livres!

Como eu dizia, vivemos a era da amizade descartável e pretendo escrever algumas observações sobre o mundo virtual. Um território onde as pessoas são bem diferentes da vida real.

Estas pessoas vivem num ambiente habitado por seres especiais. 
São todas educadas, felizes, perfeitas, bonitas, de bem com a vida, amam os animais, adoram a mãe, mas não lavam um prato, são otimistas, inteligentes, revolucionárias e sem problemas psicológicos.


Habitam um mundo ideal, afinal sabemos que gente normal enche o saco! Então o que alguns fazem para agradar o mundo real? Viram personagens e representam o que não são. É claro que não são todos hehehe... e é lógico também que estou escrevendo isso só para agradar e não perder amigos.



Repare também que na rede social muitos escrevem para os outros o que no íntimo estão dizendo a si próprios. Explico melhor. Outro dia li uma publicação de uma pessoa (não posso falar o nome para não perder mais uma amizade hahaha), que ela detesta gente fofoqueira kkkk. 



Até parece que alguém escreve que adora gente fofoqueira!!! Isso é igual àquelas pessoas que dizem "adoro viajar"... Quase todo mundo gosta de viajar, eu disse quase, para não esquecer dos chatos (nossa hoje eu estou generalizando tudo! Gente perfeita não faz isso! Mas eu não sou perfeito. Tenho muitos defeitos, inclusive não ser um bom político).



Quando li a publicação dela logo pensei: Poxa! Mas essa pessoa é a maior fofoqueira que conheço!!! Como pode? Ela é grau 10, numa escala de 0 a 10 (Se quiserem me contar alguma coisa, fiquem a vontade, não te condeno hehehe). Prefiro ser bem informado por uma fofoca do que um alienado enganado hahaha). O pior de tudo é que não posso escrever nada em baixo da publicação da pessoa... Sou obrigado a manter um silêncio cúmplice em nome da "amizade".



A rede social é um ambiente onde as pessoas mais se revelam e atacam aquilo que ela possui escondido bem no íntimo. Funciona como um espelho. Pode ser algo mal resolvido, na vida da pessoa, algum coisa que ela gostaria de alcançar, realizar ou ser.

É como uma pedrada no reflexo de seu espelho ou em si mesma. 
                                                           

Nesse mundo, as pessoas também adoram registrar em imagens o quanto são felizes e sucedidas e paradoxalmente criticam a vaidade humana! Como pode?

Desculpem mas hoje estou muito irônico. hehehe

Existem também aqueles que você ficou "amigo" e nem sabe o porquê e depois de um tempo você até arrepende mas fica sem graça de desfazer uma "amizade" que nunca teve. Estranho isso não? Meu amigo, não estou jogando indireta, se você chegou até esse blog pelo Facebook, é sinal de que você não está bloqueado de minha rede hehehe.

Existem aqueles que nunca publicam nada e você fica até na dúvida se ele existe mesmo. Estes pelo menos não perturbam. Gosto deste grupo. É gostoso ficar fora do ar por algum tempo... O isolamento voluntário pode ser saudável.

Existem aqueles que "curtem" um comentário de outra pessoa do tipo: "soltei um pum hoje cedo" e nunca "curte" alguma coisa mais interessante do que a flatulência pública do amigo.

Existe também aquele que você é amigo no Facebook mas quando vê a pessoa na rua sente vontade até de trocar de calçada!!!! Esse é um dos piores casos. Se você sente isso quando encontra a pessoa "ao vivo" então é melhor desfazer a amizade. Isso já aconteceu comigo e tive que cancelar a amizade, pois uma amizade virtual NUNCA pode ser superior a amizade real.

Existem aqueles que vivem jogando indiretas para todo mundo e às vezes a pessoa direcionada nem fica sabendo ou nem está acessando o computador. Neste caso a fonte ainda acaba arrumando intrigas e desconfianças desnecessárias com um monte de gente sem ter nada com o peixe!

Existem também os agentes secretos. Esses ficam amigos apenas para vigiar seus passos. Cuidado, esses são muito perigosos hehehe (nossa que drama!). Se bem que quanto a isso eu não ligo, pois se quero privacidade absoluta, deleto minha conta. Quem entra nessa sabe que não está oculto. Quer privacidade total? Impossível. O mundo atual está totalmente controlado. Apenas a mente ainda é território não compartilhado, mesmo assim para poucos. A maioria já entregou sua mente a terceiros, se é que me entendem.

Existem os amigos silenciosos, ou melhor mudos. Mas em compensação enxergam muito bem o que você publica e apesar de o tratar com indiferença em público.

Vivemos a era dos paradoxos... a comunicação evoluiu tanto (até mais do que certos usuários hehehe) que muitas vezes optamos pelo isolamento voluntário, justamente para não aborrecer-nos e desfrutarmos um pouco da privacidade que tínhamos no passado mesmo com as restrições de comunicação.

Bem, vou parar por aqui e outro dia qualquer escrevo mais sobre isso e agora vou dar uma volta na minha Ferrari e sentir o vento nos meus cabelos porque essa tal rede social está lotada de gente que gosta de ostentar e eu não gosto disso.

Elaborado por Alex Gil Rodrigues exercitando um pouco de ironia em 12/07/2014 e chega de hehehe e kkkk que isso já encheu o saco! rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário