24/07/2014

Nada vem de graça e quando vem, desconfie.



Nada vem de graça e quando vem, desconfie.
Todo mundo gostaria que existisse uma fórmula mágica para resolver todos os seus problemas ou atingir os objetivos sem esforço, mas isso não existe no mundo real.
Se estiver fácil demais, há algo errado.
E isso se aplica em todas as direções da vida, seja no campo pessoal, profissional, social...


Apesar da introdução parecer que eu estava escrevendo de outro tema, tratarei de um assunto bem banal mas que incomoda muita gente: A busca pelo emagrecimento. Na verdade eu ia escrever sobre a religião Herbalife, mas fica para outro dia porque quero dedicar um texto somente para este assunto.

Desculpe se estava esperando outra coisa ou se esse não é um assunto interessante para você, mas pode ter certeza que é para muita gente que conheço.

Existem muitas formas para emagrecer e tudo que eu escrever será como chover no molhado, pois quem quer emagrecer já conhece toda a teoria desse assunto.

O método preferido pela maioria é aquele com menor esforço possível e com resultado imediato.

A má notícia e todos já sabem é que não existe fórmula mágica. 
Sem esforço não há perda consistente.

Emagrecer é matemática pura: Restrição alimentar + gasto energético constante = perda de peso.

Medicamentos, Shake, chás e um monte de besteiras que vendem como água definitivamente não resolvem. Apenas ajudam por um determinado período e tiram o seu dinheiro.  

A indústria farmacêutica ganha milhares de dólares para oferecer esse sonho provisório. A verdade é que a pessoa até consegue perder peso sem esforço, tomando inibidores de apetite ou outros milagres por algum tempo... Mas a vida segue e ninguém consegue tomar medicamento a vida toda, chá e Shake.. e muito menos, deixar de comer coisas que nos dão tanto prazer. Com o tempo a recaída é certa e o peso volta pior do que antes.

Alguém que me conhece pode até estar pensando: Mas Alex, você nem é gordo? Porque quer escrever sobre isso? Bem, eu posso dizer que nunca fui obeso, mas estava bem gordinho há um ano. Quero escrever sobre isso porque consegui perder 14 Kg em 6 meses e nada me custa compartilhar como alcancei essa "benção".

Há uns 20 anos, quando sugiram medicamentos inibidores de apetite os médicos receitavam tal fórmula mágica sem nenhuma restrição. Era só pedir  ao médico e a gente saía todo “ felizinho”  do consultório com a sua fórmula mágica. Desconfio que os laboratórios proporcionavam mimos (viagens) para cada receita desse medicamento, porque era muito fácil conseguir...

Confesso que naquela época, cheguei a experimentar o tal medicamento para perder uns quilinhos sem esforço. E olha que eu nem precisava. Era falta de vergonha na cara mesmo. 

O medicamento era vendido com os nomes de Reductil, Femproporex e Mazindol (Cloridrato de Sibutramina). Hoje está com uso restrito ou proibido, não sei o certo. Só sei que a Anvisa proibiu em vários países devido aumento de riscos de problemas no coração. Hoje me sentindo com mais experiência reconheço que fui irresponsável ao utilizar essa fórmula mágica. Como eu utilizei esse medicamento, posso relatar os efeitos com propriedade. 

Posso garantir que esse medicamento, realmente tirava o apetite. Dava a hora do almoço e não existia aquela fome que todo mundo naturalmente sente nesse momento. Simplesmente pegava o prato, olhava a comida e não dava vontade nenhuma de comer , parecia um lanche do MC Donald's com carne da China (para não dizer outra coisa), e olha que isso ocorria até em casa, porque comer no trabalho ou na rua a comida nem sempre é do nosso gosto...

Com o tempo, o cérebro e o corpo se acostumam com pouca comida...porque não existe fome nem prazer. Você fica magro e a vida sem graça... Com isso a perda de peso ocorre naturalmente. Claro, comendo menos o peso diminui. Até tomando somente água. Diminui mesmo! Mesmo sem fazer exercício. O problema é que a conta vem depois... e bem mais cara!

Normalmente, quando a gente alcança o peso ideal planejado, suspende o medicamento e reinicia o processo de engorda lentamente... e pior, com a consciência pesada, muito remorso e com menos dinheiro no bolso!

Agora vou revelar para você, raro leitor, que conseguiu chegar até aqui nesse blog banal, como eu consegui perder peso sem medicamento, sem herbalife e muita força de vontade...porque não vale a pena enfrentar os efeitos colaterais desses inibidores de apetite ou receitas mágicas provisórias...que custam muito dinheiro!

Chega de gracinha e vamos ao que interessa. No inverno do ano passado, no mês de Junho eu estava com 80 Kg (eu tenho 1,73m). Não fazia nenhum exercício, tinha cara de lua cheia, barrigão e peitão saliente e usando roupas cada vez maiores. Fazia de conta que aquilo não estava me incomodando. Alisava minha barriga, tomava cervejinha Itaipava em casa, churrasquinho, linguiça, queijo na brasa e dormia feliz... gordo, mas feliz!

Até que certo dia, descobri que meu colesterol estava quase 300 mg/dl e precisei comprar uma camisa maior porque as velhinhas estavam ficando apertadas...

Entrei no provador de uma loja para experimentar a dita camisa. Quando me olhei nos três espelhos do provador, isso mesmo, existia um bem grande na frente, dois nas laterais e uma lâmpada muito branca e forte em minha direção, que parecia um refletor....Fiquei ali por alguns segundos observando meu corpo em três dimensões com uma clareza que não conhecia...cada dobrinha... Minha vontade era sair correndo, mas não fiz isso porque poderia tropeçar na minha autoestima debaixo do tapete...

Gente, a verdade dói e por isso poucas pessoas suportam a realidade e criam fugas...

Enfim, aquela imagem me marcou e fiquei pensando: como resolver?

Ficar reclamando, preocupado e acomodado não é solução.

E como sou perseverante. Parti para o ataque.

Fui à endocrinologista, que me pediu vários exames, além disso, fiz testes de esforço, colesterol e etc. Os resultados não foram bons, mas nem esperava algo diferente. A partir desse dia, tomei a decisão de mudar de hábito. Na marra! A médica até passou uma dietinha, com um monte de frescurinha tipo peito de peru!!!, queijo cottage!!! Simplesmente não deu! Não era a minha praia essa alimentação tão requintada! Sou beiço grosso (ainda)... aí não deu...não combinava com meu cardápio... mas tudo bem, procurei uma lixeira mais próxima e joguei a dieta fresca no cesto seletivo azul, desisti da doutora e elaborei meu próprio plano de guerra!

Cortei totalmente o açúcar no café da manhã, usei adoçante, eliminei os doces e refrigerantes.

Comia uma fruta no intervalo entre o café e o almoço e na parte da tarde.

No almoço eu cortei o arroz e feijão e só comia um pedaço de carne e salada ou sopa e carne.

À noite eu não jantava, mas continuei com o pão com manteiga e café com leite porque sou viciado nisso. Fico sem o jantar, mas não consigo eliminar o pão.

E agora a estratégia principal: Comecei caminhar todos os dias por uma hora em volta de um lago que existe aqui na cidade, sem interrupção, inclusive sábados e domingos.

Comprei uma balança para acompanhar o sucesso e muitos sacos de laranja. Aqui em Araras-SP, o saco grande de laranja na safra chega a custar R$ 5,00 (muito barato!). Eu colocava a laranja na geladeira, fruteira, na mesa.. era laranja em todo lugar e quando a fome apertava, principalmente à noite, eu comia laranja com bagaço que ajudava a saciedade.
Depois de dois meses iniciei uma leve corrida, pois temia alguma lesão e o meu plano ir por água abaixo. Comecei correr bem devagar, afinal não sou tão jovem e também porque eu nunca pratiquei corrida na minha vida. Para pegar ritmo, corria 15 minutos e caminhava 45 minutos. Depois corria 30 minutos e corria 30 minutos. Por fim, estava correndo 1 hora sem parar e já corri até numa “corrida de rua” aqui em Araras num percurso de 10km. Fui o último a chegar, mas isso para mim não importava. O importante é que aquela pessoa que caminhava apenas até o carro, hoje já está correndo e principalmente, no meu ritmo.


Ah! Outro detalhe importante. Comprei um tênis apropriado para corrida (Asics Cumulus 15) e isso me ajudou muito, pois tênis impróprio arrebenta o joelho.
Estas medidas foram acertadas e com o tempo nem sentia tanta fome mais e, além disso, tinha muito prazer nas caminhadas e corridas. Quando eu não conseguia exercitar sentia muita falta.

Com isso perdi 14 Kg num semestre e percebi que até exagerei. Fiquei meio chupado como meus amigos sentiam prazer em me alertar!  Mas isso não é problema, afinal ganhar peso é muito mais fácil e me dei o luxo de recuperar 4 Kg e voltar a apresentar uma aparência mais saudável. Posso não ter utilizado o melhor método, mas funcionou, estou me sentindo muito bem e o mais importante, meus exames estão OK.


Bem pessoal! Essa foi a forma que encontrei para emagrecer, sem mágicas e com muito esforço. Suei muito e hoje me alimento normalmente.

Espero ter ajudado ou ter despertado um desejo de que é possível emagrecer e que isso só depende de você.

Caso sua imagem no espelho não te incomode, sem problemas! Você é livre, mas faça alguma coisa, pela sua saúde. Você merece!


Elaborado por Alex Gil Rodrigues depois de comer uma lasanha e uma taça de vinho nessa noite de inverno de 24/07/2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário