12/08/2017

Papai, a culpa não é sua!






Papai, ainda estou aqui!
Quanto tempo não te vejo!
Parece que foi ontem o seu último dia!
Jamais esquecerei! 
Eu tinha apenas 14 anos quando você se foi embora para sempre! 
É duro dizer "para sempre", mas a vida real é assim. 
Muita gente vai dizer que um dia nos encontraremos, mas não tenho essa ilusão. 
Dizem às crianças que as pessoas quando morrem se transformam em estrelas no céu. 
Entretanto, aprendi nos livros de ciência que estrelas não são pessoas. 
Papai, eu já cresci e aprendi também que devo aceitar a finitude da vida como um processo natural e inevitável. 
Quando você nos deixou, eu acreditava em algumas fantasias atraentes e reconfortantes, mas durante a sua ausência, tive que buscar explicações racionais sobre o mundo. 
A literatura e alguns autores me apresentaram algumas respostas mais coerentes para as minhas necessidades. Do céu recebi apenas o silêncio, mas disso também não reclamo. A vida é assim e pronto! 
Infelizmente tenho que aceitar que nunca mais vamos nos encontrar, por mais fascinante e encanto que a ideia ao contrário possa seduzir. 
Hoje interpreto a vida de uma forma diferente, mas a culpa não é sua. 
Aceito a beleza do jardim sem as fadas como bem disse Douglas Adams e estou bem assim. 
Sei que você jamais lerá essas palavras e nem saberá como foi a nossa vida depois que partiu, mas se pudesse te "dizer" algo, seria para agradecer por tudo e que você fez muita falta, além de sentir saudades até hoje. 
Uma pena não estar mais aqui papai! 
A culpa não é sua! 
Não foi fácil viver sem você, mas sobrevivemos. 
Ainda guardo muitas memórias de sua existência e como gostaria que estivesse almoçando com a gente. 
Depois que você se foi, passamos por muitas dificuldades, mas hoje estamos bem. 
Mamãe ficou viúva com três filhos adolescentes e fez de tudo para nos criar com dignidade, honestidade e com poucos recursos financeiros. 
Na época, com quatorze anos, eu não me conformava com a sua partida. Eu pensava que a vida era controlada por um Deus. Com o tempo, descobri que não existe ninguém no controle e que os eventos da vida não são programados e, portanto, a culpa não é de ninguém. Eu sou pai e jamais deixaria três crianças em dificuldades e sem o seu pai. 
De toda dificuldade que passamos, a sua presença foi a nossa maior carência e a que mais sentimos. 
Hoje eu sei que a natureza é cega, indiferente e implacável às nossas necessidades e que os humanos criam fantasias e outro mundo para suportar melhor a vida e por não aceitar a finitude. Sei também que a natureza não é justa e nem injusta, somos nós humanos quem criamos conceitos, classificamos e rotulamos as coisas. 
O roteiro da vida não é escrito por ninguém e a história de cada um é resultado de uma série de eventos e escolhas que realizamos durante a nossa existência. Não temos controle sobre grande parte de nossa vida e tentamos sobreviver fazendo o melhor que podemos (nem sempre), trabalhando incessantemente para termos uma vida satisfatória. 
Papai, dizem que nada acontece por acaso. 
Eu não acredito nisso. Muita coisa acontece por acaso, todos os dias. 
Inclusive mortes prematuras como a sua. 
Como disse anteriormente, a natureza não tem culpa. 
Todos somos vítimas. 
A culpa não foi sua. Aliás, a culpa não é de ninguém! 
A morte faz parte do processo da vida. 
Lembro também que nunca me deu um tapa, mas com o tempo levei alguns tapas da vida e isso também faz parte do aprendizado. 
Bem, tenho que terminar esse texto, antes que pensem que eu não esteja bem de saúde mental, escrevendo coisas para um pai que não existe mais... Mas isso não tem importância. Por uns instantes pude me lembrar de meu pai e sentir grato por ter existido, recebido o seu amor e a sua carga genética. Ainda sinto muito a sua falta, mesmo depois de tanto tempo! Teria muitas coisas para conversar, mas a nossa história foi interrompida e nunca conseguiremos colocar os assuntos em dia. Sinto muito, mas a culpa não é sua! 

Beijos imaginários de seu primogênito Alex! 
  
Papai e mamãe
Visita à Aparecida-SP
Papai adolescente



Casamento de papai e mamãe



No Jardim das Preguiças
Papai rapaz

Ele gostava de carnaval
Papai com 26 anos

Foto rara dele sorrindo






Nenhum comentário:

Postar um comentário