06/08/2017

Ferro velho, eu voltei!



Fazia muito tempo que eu não entrava num "Ferro-velho", mas a vida dá voltas e a necessidade nos obriga a procurar por estes lugares. 

Hoje vou contar uma história recente que ninguém está interessado, mas que apesar disso, gosto de registrar. hehe

Meu filho teve o seu carro furtado enquanto trabalhava e felizmente conseguimos recuperar o veículo abandonado na vizinha cidade de Limeira, no interior de São Paulo. Isso só foi possível porque o motor quebrou durante a fuga do ladrão. 

O carro é um Volkswagen Gol antigo e tive que procurar um bloco num ferro-velho, pois a compra de um novo é inviável. 

O ambiente do Ferro-velho é o mesmo de três décadas atrás quando eu precisava encontrar peças para o meu velho fusquinha. Nenhuma evolução ou organização. Peças espalhadas e amontoadas em tudo quanto é lugar, no piso, nas paredes, no balcão e onde o nariz apontar. 

Entrei, cumprimentei a pessoa do balcão e perguntei se ele possuía um bloco de motor para o Gol 1.0. 

O sujeito, do alto de sua preguiça e sentado num banco de madeira, apenas levantou o braço e apontou aos fundos da pocilga. 

Fui sozinho até o local onde seu dedo indicava, para procurar a peça! Logicamente eu não consegui identificar qualquer coisa no meio daquela bagunça. Eu esperava que pelo menos ele me acompanhasse até o local! 

Depois de alguns minutos procurando a esmo um bloco no meio de um monte de tralha, desisti e quando já estava saindo finalmente o sujeito reapareceu e me perguntou: 

- O bloco que você procura é para qual Gol? 

- É um bloco para um Gol 1.0, 16 válvulas. - respondi 

- Mas você não sabe se é Gol Bola, Geração 2, 3, 4, 5...? 

- Não, eu não sei. - respondi naturalmente. 

- MAS VOCÊ NÃO CONHECE CARRO? - perguntou-me quase gritando e surpreso pela minha ignorância nessa área. 

Nesse momento, respirei fundo e me arrependi de ter entrado, mas já era tarde. Ele deduziu que se eu não conhecesse a bosta das gerações do veículo Gol eu era um idiota, só pode! 

E a coisa não parou por aí. 

- Está vendo aquele carro ali? É um Gol Bola. - ensinou-me o rei da sucata. 

E prosseguiu transmitindo seu maravilhoso conhecimento sobre modelos de carros! 

Está vendo aquele carro ali na calçada? É um XXX! - Continuou o sujeito em tom professoral, tentando me salvar da ignorância de não ter esse "valioso" conhecimento. 

- Respondi a ele que aquele carro que ele apontava eu conhecia bem, afinal era o meu e perguntei-o também irritado se ele estava me achando idiota por não conhecer os tipos de Gols existentes!!! 

Como a conversa não estava sustentável, fui embora com o "conhecimento" de merda adquirido e torcendo passar mais 30 anos para não precisar entrar novamente num ferro-velho. 

Bem, antes de terminar, gostaria de registrar que não tenho os talentos que gostaria, mas até que consigo fazer algumas coisas satisfatórias. Até gostaria de ter determinados talentos, mas infelizmente talento não depende do desejo. 

Existe gente que escreve muito bem. Outros tocam instrumentos musicais que encantam. Há gente que fala inglês de forma invejável. E há aqueles que pintam quadros ou esculpem de forma extraordinária. Algumas pessoas possuem uma memória prodigiosa. Esses são exemplos de talentos que eu gostaria de ter ao invés de saber as gerações ou tipos de motores de carros que nada acrescentam na minha vida! 

Por hoje é isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário