05/07/2016

A lenda de Lady Godiva



"Mulheres que buscam ser iguais ao homem têm falta de ambição" (Timothy Leary)


Quando eu tinha 21 anos em 1987, havia uma música chamada Kátia Flávia muito tocada no rádio chamada "A Godiva de Irajá" do cantor Fausto Fawcett e eu nunca tive a curiosidade de saber quem era "Godiva". Em tempo, a música, bem bobinha por sinal, contava a história de uma moça chamada Kátia Flávia, a "Godiva do Irajá" que roubou o carro da polícia civil numa linguagem cheia de gírias, cuja história se passa em Irajá, um bairro do Rio de Janeiro...

Somente agora descobri que Godiva é personagem de uma lenda praticamente desconhecida e que não vai te acrescentar nada, mas mesmo assim gostaria de deixar registrado a lenda estória de Lady Godiva. Lembre-se que isso é lenda! Chamo a atenção para este ponto porque hoje é muito comum as pessoas considerarem lenda como realidade!

Conta a lenda que havia um vila chamada Coventry. Um homem chamado Leofric era um importante funcionário do governo cuja atribuição era determinar a maneira como os impostos eram cobrados dos moradores do local. 

Godiva era a dedicada esposa de Leofric. Ela era também, uma experiente amazona. Tinha também, apurado gosto por festas, artes e conhecimento. 

Nos seus passeios equestres foi conhecendo melhor a vida dos camponeses e teve pena da sua existência miserável. 

E foi desta forma que percebeu que a maior parte da vida destas pessoas era dedicada ao esforço para conseguirem o seu sustento, algo para vestir e formas de se protegerem sob um teto. Antes de perceber essa dura realidade, Godiva tentou levar às massas o gosto pela beleza e pela arte, sem muito sucesso, através da abadia que fundara com o marido. 

Como se não bastasse todos os problemas dos camponeses, os impostos cobrados por Leofric eram absurdamente altos. Eram colocados sobre tudo o que ele pensasse, chegando ao ponto de existir mesmo um imposto sobre o estrume vendido e usado nos campos. 

Godiva decidiu então que os impostos teriam de baixar para melhorar a vida dos camponeses e para lhes proporcionar o acesso às artes. Mas a conversa que teve com o marido acerca do assunto não correu muito bem e ele não aceitou a idéia. E ainda, para castigar a mulher, decretou um imposto sobre todas as obras de arte, a maior parte pertencente a Godiva. 

Godiva, no entanto, continuou a insistir veementemente para que o marido abaixasse os impostos. Leofric, já sem paciência, sugeriu a mulher um acordo, imaginando que ela jamais aceitaria. Disse-lhe que se cavalgasse inteiramente nua por toda a vila, então ele não apenas atenderia ao seu pedido, como retiraria todos os impostos já existentes. 

Para a surpresa de Leofric sua esposa aceitou o desafio. Foi marcada uma data para o evento. 

O dia chegou e Godiva cumpriu sua promessa. Enquanto cavalgava inteiramente nua pelas ruas de Coventry, toda a população permaneceu trancada em casa, com portas e janelas fechadas, em respeito à Godiva. 

Apenas um homem se atreveu a observar Godiva. Diz a lenda que ele teria ficado cego no mesmo instante. 

E assim os impostos foram retirados! Leofric cumpriu sua palavra, reconhecendo a coragem e os esforços de sua esposa Lady Godiva. 

Nota do autor: Nem sei porque desejei publicar essa lenda! Caro leitor, isso não vai te tornar melhor mas vai aumentar a sua cultura! kkk...já que está fica! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário