22/09/2014

Notícias de Marte


Foto retirada em Marte pelo Robot Spirit

Olá visitante do Blog Banal, hoje colocarei uma notícia de outro planeta. Mas vou logo adiantando que não é nada importante! Trata-se apenas de uma "exploraçãozinha" banal que a raça humana está fazendo naquele planetinha simplesmente vermelho, para fazer um trocadilho nonsense com aquela famosa banda inglesa "Symple Red".

Enquanto trabalhamos para ganhar o frango nosso de cada dia, debaixo do manto do céu estrelado, algumas pessoas, além disso, estão dedicadas nesse "projetinho" para colocar mais uma sonda de mais de duas toneladas em Marte.

Um trabalho digno de respeito que faço questão de compartilhar nesse blog!

A título de informação, Marte está sendo explorado por cinco espaçonaves atualmente: três em órbita — Mars Odyssey, Mars Express e Mars Reconnaissance Orbiter — e duas na superfície — Mars Exploration Rover Opportunity e Mars Science Laboratory Curiosity. Entre as espaçonaves desativadas que estão na superfície marciana estão a sonda Spirit e várias outras sondas e rovers, como a Phoenix, que completou sua missão em 2008.

Se a minha querida avó estivesse viva ela logo perguntaria:
- Mas para que gastar tanto dinheiro para ir tão longe, se tanta gente passa fome?

Vovó, o homem é um explorador nato e sempre tentou descobrir o que estava além do horizonte. Faz parte de nossa natureza ir, buscar, evoluir, superar, desenvolver...É assim que tornamos nossa vida menos banal. Temos essa necessidade dentro da gente.
Foi assim que saímos da África e povoamos todo o planeta. Para conseguirmos explorar, construímos embarcações, cavalos, carros, foguetes, espaçonaves...
É vovó! O capitão Kirk tinha razão: " O espaço será a nossa última fronteira..."

Nossos antepassados jamais imaginaram que chegaríamos tão longe quando olhavam admirados para aquele objeto errante (assim era conhecido Marte) e vermelho na imensa escuridão. Esse "objeto" foi registrado por astrônomos do Egito no ano 1534 a.C.

Caro leitor, uma perguntinha banal: Você já teve a curiosidade de visualizar Marte no céu? 



Bem, vamos à matéria do G1 conforme link disponibilizado abaixo.

"A sonda americana Maven chegou esta noite à órbita de Marte, após uma longa viagem de dez meses, de acordo com a agência espacial americana, a Nasa. A missão tem o objetivo de descobrir o que levou o planeta a perder grande parte de sua atmosfera no passado.

A Maven (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) partiu da Terra em novembro do ano passado e viajou 711 milhões de quilômetros, ao custo de US$ 671 milhões, entrou na órbita de Marte aproximadamente às 23h25 deste domingo (21), no horário de Brasília.


Uma vez na órbita provisória, começará um período de cinco semanas para a calibragem dos instrumentos da Maven. Em seguida, a sonda entrará em uma órbita elíptica definitiva de quatro horas e meia, que lhe permitirá realizar observações de todas as latitudes e camadas da atmosfera superior de Marte, com altitude variável de 150 km a 6.000 km.
A Missão Maven tratará de responder de onde veio toda a água que havia em Marte em um passado distante, assim como o dióxido de carbono (CO2). São questões importantes para se compreender a história do planeta, de seu clima e da possibilidade de vida.


Maven conta com oito instrumentos, entre eles um espectrômetro de massas para determinar as estruturas moleculares dos gases atmosféricos, e um sensor SWEA (Solar Wind Electron Analyzer), que analisará o vento solar. A sonda de 2,45 toneladas foi lançada em novembro de 2013 de Cabo Cañaveral, Flórida".
Resumo do Blog banal (com fonte vermelha para combinar com Marte):

Partida da Terra (Flórida): 18 de Novembro/2013
Chegada em Marte: 21/09/2014 (10 meses)
Missão: Descobrir o que levou o planeta perder sua atmosfera, origem da água/CO2
Peso da sonda: 2,45 ton
Custo do projeto: US$ 671 milhões
Custo do retorno para humanidade: Inestimável


Publicado por Alex Gil Rodrigues em 22/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário