11/09/2014

Estiagem histórica em São Paulo


Hoje estou sem inspiração para escrever. Tudo nessa vida precisa de um começo e estou na frente da tela branca do meu blog pensando em algum tema para essa quinta-feira e nada.

Já que a inspiração não veio, vou escrever então sobre algo que tem me preocupado muito.

Este ano estamos sofrendo a maior crise de estiagem em São Paulo dos últimos 60 anos, segundo relatos. 

Inverno do ano 2014, muito sol e nada de chuva em Araras. Tá parecendo Jequié, a conhecida terra do sol.

Falta de água a gente só ouvia falar do Nordeste ou no carnaval do Perequê. Sempre muito longe da gente. Agora infelizmente bateu à nossa porta. 

O custo da energia elétrica vai aumentar e mesmo que chova neste final de ano o nível das represas que abastecem os municípios estarão comprometidas em 2015. Ou seja, a crise ficará rondando no mínimo mais de um ano. 

As senhorinhas já fizeram até procissão pelas ruas dos bairros pedindo chuvas, mas até agora a natureza cega e indiferente continua seguindo as suas próprias "leis".

Até a semana passada 510 multas já foram aplicadas aos moradores por uso irregular da água. Essas multas são aplicadas pelo SAEMA que significa Serviço Água, Esgoto e Meio Ambiente de Araras, equivalente ao SAAE de Barra Mansa, cidade onde nasci. Foi aprovado o decreto 6.064 (pesquisei para não escrever besteira) que estabelece restrições no uso da água e começou desde 5 de Julho deste ano. As principais multas são por lavagem de calçadas, garagens e carros. A multa aplicada é de R$ 120,00 na primeira vez, dobrando o valor numa segunda autuação – em caso de uma terceira autuação, será instalado um redutor de água na residência. 

A população está colaborando através de denúncias anônimas. Até agora a coisa está funcionando. Se alguém começar a lavar sua calçada, imediatamente aparece o guarda municipal com seu talão de multas para o cidadão aprender a economizar a água na marra. Aqui na minha rua uma vizinha foi multada. Existe até um número de telefone disponível e vou até divulgar aqui no Blog Banal para o pessoal de Araras: 0800-014-4321.

Apesar dessas ações o racionamento parece inevitável. Veja no vídeo a seguir uma matéria que encontrei sobre essa situação crítica.




Elaborado por Alex Gil Rodrigues em 11/09/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário