07/12/2018

Mudou o Natal ou mudei eu?



Hoje foi noite de festa de confraternização da empresa onde trabalho há mais de 33 anos.

Tradicionalmente essa homenagem é realizada para os "colaboradores" que conseguiram ficar na empresa por 10 e 25 anos.

Quando eu era jovem, não perdia essa festa, aliás, quase todos esperavam com ansiedade por este momento.

Havia três anos que eu não comparecia e este ano resolvi retornar, na expectativa saudosa de reviver os velhos tempos. Ledo engano.

Identifiquei-me na portaria e a cada degrau avançado, sentia que a música aumentava.

Fui em direção à mesa de buffet, que por sinal estava bem farta com bolinho de bacalhau, queijos de diversos tipos, salgados e cerveja gelada à vontade.

Havia um palco com dançarinas e músicos. No piso, as pessoas agrupadas com suas afinidades e interesses, enquanto eu não conseguia me encaixar em nenhuma tribo.

Distante e já arrependido de ter ido, fiquei isolado e embora tivesse poucos conhecidos de trabalho espalhados pelo ambiente, preferi ficar comigo mesmo. Apenas observando, degustando e bebendo minha cerveja no meu ritmo. Definitivamente eu não estava bem e nem disposto para me aproximar das pessoas.

Fiquei apenas duas horas, acenei distante para poucas pessoas, levantei-me e fui embora à francesa.

Adaptando Machado de Assis, num certo soneto: Mudou ou festa* ou mudei eu?









* No soneto de Natal de Machado a frase correta é "Mudaria o Natal ou mudei eu?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário