06/04/2017

Meus livros sobre Nietzsche



Finalmente recomecei a leitura de Nietzsche. Há algum tempo deixei-os dormindo na estante. A primeira constatação é que essa leitura não avança da forma tradicional. Alguns conceitos precisam ser "ruminados". É preciso muita calma e interpretação antes de avançar para a próxima página. A minha primeira tentativa de conhecer Nietzsche ocorreu no ano passado com o título "Assim falou Zaratustra". Comecei pelo mais difícil e quando cheguei na metade do livro, senti que não estava absorvendo. Tive que abandoná-lo porque me faltava uma base intelectual para absorver o seu pensamento. Deixei-o de lado e optei em me preparar e retornar à leitura no tempo certo.

Gosto de filosofia e esse autor me apontava para uma direção que compatibilizava com os meus pensamentos. Descobri também que Nietzsche não se lê, se aprende e que sua leitura requer paciência e conceitos básicos. Para resolver essa questão, comprei algumas literaturas de apoio e assisti vários vídeos na internet sobre o alemão. Outro ponto importante é que devemos ter muito cuidado na escolha do tradutor e da editora.

As melhores edições e traduções são feitas pela Companhia das Letras, através do tradutor Paulo César de Souza, que inclusive ganhou 2 prêmios Jabutis pela tradução das obras de Nietzsche.

Hoje não vou registrar o que estou aprendendo com estas leituras, porque isso será feito aos poucos, sem pressa. Adianto que estou diante de uma preciosidade que me faz pensar.


Um comentário: